Eduardo
João Ribeiro dos Santos
Possui
doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra (1992). Tem experiência na
área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Eduardo J. R. Santos, Ph. D.
(eduardosantos@fpce.uc.pt) Scientific Coordinator R&D Unit Institute of
Cognitive Psychology (IPCDHS/FPCE), University of Coimbra, III/Portuguese
Foundation for Science and Technology (FCT) Adjunct Professor State University
of New York, USA Emeritus Professor Universidade Santa Cecília, Santos, SP,
Brasil Associated Researcher, Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e
Intervenção Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil Diretor
da Revista Ibero-Americana de Gerontologia
http://santoseduardo56.wix.com/eduardojrsantosxxi
http://orcid.org/0000-0002-9305-9073 Eduardo João Ribeiro dos Santos, nascido
em Coimbra em 1956, psicólogo, professor da Faculdade de Psicologia e de CIências
da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvendo colaborações com outras
instituições de ensino, investigação e serviços nacionais e internacionais. Tem
sido laureado com diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, é
autor de vários livros e de mais de uma centena de publicações em livros e
revistas indexadas da especialidade, tendo uma intensa atividade científica e
pedagógica através da participação/organização em várias centenas de eventos no
país e no estrangeiro, a par de uma extensa carreira docente. Dirige uma
unidade de investigação e desenvolvimento, bem como lidera vários projetos de
investigação científica. Possui uma forte componente de trabalho na formação
pós-graduada, presente através de inúmeras orientações de teses, bem como na
participação em júris em vários países. Detém uma vasta experiência como editor
e membro de conselhos editoriais de revistas indexadas. A par destas atividades
tem procurado um envolvimento ativo com o serviço à comunidade, nomeadamente,
em questões do foro social, bem como adota uma postura interdisciplinar
exemplificada com trabalhos e produções em outras áreas do conhecimento. O seu
foco de interesse atual reporta-se às questões inerentes aos processos de
mudança em contextos de transição biopsicossocial, especificamente, no que se
refere a novas formas de subjetivação.
Eberson
Luís Mota Teixeira
Possui graduação em filosofia pela Universidade
Federal da Bahia (1998) onde desenvolveu estudos sobre a temática do
Existencialismo como um Humanismo em Jean Paul Sartre. Tem pós - graduação em
Filosofia Contemporânea realizando investigações acerca do Existencialismo, mas
abordando questões acerca da Moral da Ambiguidade na obra de Simone de
Beauvoir. Atualmente vem se dedicando a estudar a mediunidade pelo viés
junguiano de onde pretende relacionar mediunidade, Self e Inconsciente como fatores
imprescindíveis para uma Fenomenologia do Ser tendo como esteio a Filosofia Analítica
da Religião. É atualmente professor do Instituto Federal Baiano – Campus Bom
Jesus da Lapa.
Bruno
Martins Boto Leite
Possui
graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
(2004), Mestrado em história social pela UFRJ (2006) e Doutorado em história
pelo Istituto Universitario Europeo de Florença (2012). Tem experiência na área
de História, com ênfase em História da Filosofia e das Ciências na época
moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: História Moderna, História
de Portugal na época moderna, História da filosofia moderna em Portugal e
História das modernas teorias médicas em Portugal. Além disso, ocupa-se também
de história da Filosofia Medieval. Atualmente, trabalha como professor de
Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Danilo da
Silva Santos
Mestre em
Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor
Assistente de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia
(UFOB), onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.Tem
experiência em Letras, com ênfase em Sociolinguística e Linguística-Histórica,
empenhado em pesquisas sobre Variação e Mudança Linguística no Português
Popular do Brasil e formação histórica do Português Brasileiro através de
documentos históricos produzidos nos séculos XVIII, XIX e XX.
Joana
Gomes Almeida
Doutoranda
bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) em Sociologia:
Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo na Faculdade de
Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre em
Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Psicologia e
de Ciências da Educação e pela Faculdade de Economia da Universidade de
Coimbra. Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Psicologia e de Ciências
da Educação da Universidade de Coimbra.
Krzysztof
Dworak
Religioso,
redentorista polonês. Doutor em Ciências da Religião (PUC-SP, 2014) e Mestre em
Teologia Sistemática com Especialização em Liturgia (Pontifícia Faculdade de
Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, 2004). Especialista na área de
Liturgia (Centro de Liturgia, São Paulo, 2002) e Bacharel em Teologia
(Universidade Católica do Salvador, 1986). Possui os estudos de Filosofia
realizados em Wyzsze Seminarium Duchowne (WSD) em Tuchow, na Polônia (1983).
Membro da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Membro da Equipe de
Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Membro da Comissão
Regional da Dimensão Litúrgica da CNBB Nordeste 3 (NE3) e Membro da Equipe de
Subsídios da CNBB NE3. Professor convidado do Curso de Especialização Lato
Sensu: Liturgia, Ciência e Cultura (PUC-SP, Faculdade de Teologia) e do
Instituto Teológico de Ilhéus (ITI). Professor e Membro da Coordenação de
Cursos de Formação Litúrgica da CNBB NE 3. Membro do Grupo de Estudos e
Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB). Experiência na área de Teologia Sistemática, Liturgia,
Homilética, Religiosidade Popular, Ciências da Religião, Fenomenologia da
Religião.
Marcelo
Magalhães Andrade
Possui
graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Mestre e
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002-2009).
Atualmente é Prof. (Adjunto N1) na Área de Humanidades da UFSB, Campus Paulo
Freire (Teixeira de Freitas, Bahia); Prof. e orientador da Especialização do
CETAD/UFBA - Substâncias Psicoativas seus usos e usuários. Coordenador -
Coletivo Balance de Redução de Danos, Membro do GIESP (Grupo Interdisciplinar
de Pesquisa sobre Substâncias Psicoativas) FFCH/UFBA e da ABESUP (Associação
Brasileiras de Estudos sobre Substâncias Psicoativas). Possui experiência de
pesquisa e ensino na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica,
atuando principalmente em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas:
saúde mental, semiologia dos transtornos mentais, teoria psicanalítica,
psicologia da religião; politicas publicas para álcool e outras drogas, redução
de riscos e danos para uso de substâncias psicoativas; Psicologia, Cidadania e
Direitos Humanos. Ex Conselheiro-suplente do CONAD (Conselho Nacional de
Politicas Públicas sobre Drogas) do Ministério da Justiça, representando o CFP
(Conselho Federal de Psicologia).
Michel
Gherman
Possui
graduação em História com licenciatura em educação pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro (2000). É mestre em Antropologia e Sociologia - Hebrew
University Of Jerusalem (2007).Tem título de doutor pelo Programa de Pós
Graduação em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Yvonne
Maggie
Professora
titular aposentada do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de
Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Graduada em Ciências Sociais pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Tem especialização em
Antropologia Urbana e das Sociedades Complexas na Universidade do Texas, em
Austin (1971). Obteve o título de mestre em Antropologia Social pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). É doutora em Antropologia Social
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Foi coordenadora do
Laboratório de Pesquisa Social do IFCS/UFRJ. Foi diretora do Instituto de
Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ de 1994 a 1997. É Comendadora da Ordem
Nacional do Mérito Científico (2008). Autora dos livros Guerra de orixá: um
estudo de ritual e conflito (1975 [2001]), Medo do feitiço: relações entre
magia e poder no Brasil (1992) e em coautoria com Claudia Barcelos Rezende de
Raça como retórica: a construção da diferença (2002). Organização, prefácio e
notas junto com Peter Fry do livro O animismo fetichista dos negros baianos de
Raimundo Nina Rodrigues (edição fac-símile da Revista Brazileira) 2006 e
Divisões perigosas: políticas raciais no Brasil Contemporâneo, junto com Peter
Fry, Marcos Chor Maio, Simone Monteiro, Ricardo Ventura Santos (2007). Bolsista
Cientista do Nosso Estado da Faperj desde 2008. Foi agraciada com os seguintes
prêmios: Os 100 brasileiros mais influentes em 2009, Revista Época. Troféu
Caboclo, Assembleia Legislativa do Amazonas e Associação dos Caboclos da
Amazônia, 2007. I Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, Ministério da Justiça e
Arquivo Nacional e Prêmio Érico Vannuccci Mendes, CNPq e SBPC, 1991. Escreve no
blog A vida como ela parece ser na plataforma da Globo G1
http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/1.html Tem experiência na área
de antropologia, com ênfase em antropologia das populações afro-brasileiras,
atuando principalmente nos seguintes temas: religião, relações raciais, ação
afirmativa e educação.
Pedro
Alexander Cubas Hernández
Historiador,
professor de história e ensaísta. Graduação em Licenciatura em História -
Universidad de la Habana (1996), Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre
América Latina, o Caribe e Cuba - Universidad de la Habana (2002),
Especialização em Cultura Cubana - Centro Nacional de Superación para la
Cultura (2005) e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos - Centro de Estudos
Afro-Orientais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal
da Bahia (2011). Pesquisador Agregado do Instituto Cubano de Investigación
Cultural Juan Marinello (2002-2012). Professor Adjunto da Universidad de la
Habana (2003-2007). Professor Titular I na Faculdade Ateneu (FATE),
Fortaleza-Ceará-Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em
Historia de Cuba, cultura cubana e latino-americana, pensamento afro-americano.
Os temas que vinculam a cultura com a identidade, a questão racial e o papel da
intelectualidade são chaves na minha produção científica.
Zaylin Leydi
Powell Castro
Possui
graduação em HISTORIA pela Universidade de Havana (2004) , especialização em
Professor adjunto da Faculdade de Artes e letras pela Universidade de Havana
(2006) , especialização em Valoración y Tasación de Obras de Arte pelo Centro
Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2004) , especialização em
Sistema Automatizado de Inventario del Patrimonio pelo Centro Nacional de
Conservación, Restauración y Museología (2005) , especialização em Museografía
pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) ,
especialização em El Museo:Sus conceptos, definiciones y usos pelo Centro
Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) , especialização em
La cultura popular tradicional: entre el folklore pelo CENTRO NACIONAL DE
SUPERACIÓN PARA LA CULTURA (2006) , especialização em Materiales de Pintura y
su Empleo en la Restauraci pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y
Museología (2005) e especialização em Época y Cultura del Barroco pela Unión
Latina en Cuba (2000) . Tem experiência na área de História.
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