PALESTRANTES

Eduardo João Ribeiro dos Santos

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra (1992). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Eduardo J. R. Santos, Ph. D. (eduardosantos@fpce.uc.pt) Scientific Coordinator R&D Unit Institute of Cognitive Psychology (IPCDHS/FPCE), University of Coimbra, III/Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) Adjunct Professor State University of New York, USA Emeritus Professor Universidade Santa Cecília, Santos, SP, Brasil Associated Researcher, Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil Diretor da Revista Ibero-Americana de Gerontologia http://santoseduardo56.wix.com/eduardojrsantosxxi http://orcid.org/0000-0002-9305-9073 Eduardo João Ribeiro dos Santos, nascido em Coimbra em 1956, psicólogo, professor da Faculdade de Psicologia e de CIências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvendo colaborações com outras instituições de ensino, investigação e serviços nacionais e internacionais. Tem sido laureado com diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, é autor de vários livros e de mais de uma centena de publicações em livros e revistas indexadas da especialidade, tendo uma intensa atividade científica e pedagógica através da participação/organização em várias centenas de eventos no país e no estrangeiro, a par de uma extensa carreira docente. Dirige uma unidade de investigação e desenvolvimento, bem como lidera vários projetos de investigação científica. Possui uma forte componente de trabalho na formação pós-graduada, presente através de inúmeras orientações de teses, bem como na participação em júris em vários países. Detém uma vasta experiência como editor e membro de conselhos editoriais de revistas indexadas. A par destas atividades tem procurado um envolvimento ativo com o serviço à comunidade, nomeadamente, em questões do foro social, bem como adota uma postura interdisciplinar exemplificada com trabalhos e produções em outras áreas do conhecimento. O seu foco de interesse atual reporta-se às questões inerentes aos processos de mudança em contextos de transição biopsicossocial, especificamente, no que se refere a novas formas de subjetivação.

Eberson Luís Mota Teixeira

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1998) onde desenvolveu estudos sobre a temática do Existencialismo como um Humanismo em Jean Paul Sartre. Tem pós - graduação em Filosofia Contemporânea realizando investigações acerca do Existencialismo, mas abordando questões acerca da Moral da Ambiguidade na obra de Simone de Beauvoir. Atualmente vem se dedicando a estudar a mediunidade pelo viés junguiano de onde pretende relacionar mediunidade, Self e Inconsciente como fatores imprescindíveis para uma Fenomenologia do Ser tendo como esteio a Filosofia Analítica da Religião. É atualmente professor do Instituto Federal Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa. 

Bruno Martins Boto Leite

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em história social pela UFRJ (2006) e Doutorado em história pelo Istituto Universitario Europeo de Florença (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Filosofia e das Ciências na época moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: História Moderna, História de Portugal na época moderna, História da filosofia moderna em Portugal e História das modernas teorias médicas em Portugal. Além disso, ocupa-se também de história da Filosofia Medieval. Atualmente, trabalha como professor de Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Danilo da Silva Santos

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Assistente de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.Tem experiência em Letras, com ênfase em Sociolinguística e Linguística-Histórica, empenhado em pesquisas sobre Variação e Mudança Linguística no Português Popular do Brasil e formação histórica do Português Brasileiro através de documentos históricos produzidos nos séculos XVIII, XIX e XX.

Joana Gomes Almeida

Doutoranda bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo na Faculdade de Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.



Krzysztof Dworak

Religioso, redentorista polonês. Doutor em Ciências da Religião (PUC-SP, 2014) e Mestre em Teologia Sistemática com Especialização em Liturgia (Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, 2004). Especialista na área de Liturgia (Centro de Liturgia, São Paulo, 2002) e Bacharel em Teologia (Universidade Católica do Salvador, 1986). Possui os estudos de Filosofia realizados em Wyzsze Seminarium Duchowne (WSD) em Tuchow, na Polônia (1983). Membro da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Membro da Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Membro da Comissão Regional da Dimensão Litúrgica da CNBB Nordeste 3 (NE3) e Membro da Equipe de Subsídios da CNBB NE3. Professor convidado do Curso de Especialização Lato Sensu: Liturgia, Ciência e Cultura (PUC-SP, Faculdade de Teologia) e do Instituto Teológico de Ilhéus (ITI). Professor e Membro da Coordenação de Cursos de Formação Litúrgica da CNBB NE 3. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência na área de Teologia Sistemática, Liturgia, Homilética, Religiosidade Popular, Ciências da Religião, Fenomenologia da Religião.


Marcelo Magalhães Andrade

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002-2009). Atualmente é Prof. (Adjunto N1) na Área de Humanidades da UFSB, Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas, Bahia); Prof. e orientador da Especialização do CETAD/UFBA - Substâncias Psicoativas seus usos e usuários. Coordenador - Coletivo Balance de Redução de Danos, Membro do GIESP (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Substâncias Psicoativas) FFCH/UFBA e da ABESUP (Associação Brasileiras de Estudos sobre Substâncias Psicoativas). Possui experiência de pesquisa e ensino na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, atuando principalmente em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: saúde mental, semiologia dos transtornos mentais, teoria psicanalítica, psicologia da religião; politicas publicas para álcool e outras drogas, redução de riscos e danos para uso de substâncias psicoativas; Psicologia, Cidadania e Direitos Humanos. Ex Conselheiro-suplente do CONAD (Conselho Nacional de Politicas Públicas sobre Drogas) do Ministério da Justiça, representando o CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Michel Gherman

Possui graduação em História com licenciatura em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É mestre em Antropologia e Sociologia - Hebrew University Of Jerusalem (2007).Tem título de doutor pelo Programa de Pós Graduação em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Yvonne Maggie

Professora titular aposentada do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Tem especialização em Antropologia Urbana e das Sociedades Complexas na Universidade do Texas, em Austin (1971). Obteve o título de mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). É doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Foi coordenadora do Laboratório de Pesquisa Social do IFCS/UFRJ. Foi diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ de 1994 a 1997. É Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008). Autora dos livros Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito (1975 [2001]), Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil (1992) e em coautoria com Claudia Barcelos Rezende de Raça como retórica: a construção da diferença (2002). Organização, prefácio e notas junto com Peter Fry do livro O animismo fetichista dos negros baianos de Raimundo Nina Rodrigues (edição fac-símile da Revista Brazileira) 2006 e Divisões perigosas: políticas raciais no Brasil Contemporâneo, junto com Peter Fry, Marcos Chor Maio, Simone Monteiro, Ricardo Ventura Santos (2007). Bolsista Cientista do Nosso Estado da Faperj desde 2008. Foi agraciada com os seguintes prêmios: Os 100 brasileiros mais influentes em 2009, Revista Época. Troféu Caboclo, Assembleia Legislativa do Amazonas e Associação dos Caboclos da Amazônia, 2007. I Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, Ministério da Justiça e Arquivo Nacional e Prêmio Érico Vannuccci Mendes, CNPq e SBPC, 1991. Escreve no blog A vida como ela parece ser na plataforma da Globo G1 http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/1.html Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia das populações afro-brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, relações raciais, ação afirmativa e educação.



Pedro Alexander Cubas Hernández

Historiador, professor de história e ensaísta. Graduação em Licenciatura em História - Universidad de la Habana (1996), Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre América Latina, o Caribe e Cuba - Universidad de la Habana (2002), Especialização em Cultura Cubana - Centro Nacional de Superación para la Cultura (2005) e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos - Centro de Estudos Afro-Orientais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal da Bahia (2011). Pesquisador Agregado do Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello (2002-2012). Professor Adjunto da Universidad de la Habana (2003-2007). Professor Titular I na Faculdade Ateneu (FATE), Fortaleza-Ceará-Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historia de Cuba, cultura cubana e latino-americana, pensamento afro-americano. Os temas que vinculam a cultura com a identidade, a questão racial e o papel da intelectualidade são chaves na minha produção científica.


Zaylin Leydi Powell Castro


Possui graduação em HISTORIA pela Universidade de Havana (2004) , especialização em Professor adjunto da Faculdade de Artes e letras pela Universidade de Havana (2006) , especialização em Valoración y Tasación de Obras de Arte pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2004) , especialização em Sistema Automatizado de Inventario del Patrimonio pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) , especialização em Museografía pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) , especialização em El Museo:Sus conceptos, definiciones y usos pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) , especialização em La cultura popular tradicional: entre el folklore pelo CENTRO NACIONAL DE SUPERACIÓN PARA LA CULTURA (2006) , especialização em Materiales de Pintura y su Empleo en la Restauraci pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (2005) e especialização em Época y Cultura del Barroco pela Unión Latina en Cuba (2000) . Tem experiência na área de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário